Formação Avançada
Cursos de Formação Avançada
Melo, Ana Teixeira de (2023), coordenação do Curso Integrado de Formação e Supervisão Avançadas (2022-2024) "Complexidade e Mudança Familiar: Um Modelo (Geral e Específico) de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)" (2ed. edi. 7th edition IFAIM training course). Coordenador e Formador. Curso de formação e supervisão avançadas organizados em formato modular, num regime de e-learning compreendendo 10 Módulos Temáticos (aprox. 2 meses por módulo), cada módulo com 7 Componentes Modulares (CM): CM1: Estudo Autónomo (4h/mod); CM2: Formação teórica em grupo(5h/mod grupo-) + reflexão livre facultativa(1h/mod); CM3: Componente de integração teórica 3h/mod); CM4: Componente de desenvolvimento pessoal autónomo guiado (3h/mod-grupo); CM5: Prática supervisionada em grupo (5h/mod-grupo); CM6: Desenvolvimento e aprofundamento de competências (3h/mod-grupo); CM7: desenvolvimento pessoal acompanhado em grupo (3h/cada dois módulos). Diferentes configurações de módulos compõem diferentes formatos de curso. Nesta edição estão a ser frequentados dois formatos. Módulos ministrados em 2023: Modulo2, "A família multidesafiada em situação de injustiça, desigualdade social ou pobreza: complexidade, resiliência e justiça", Módulo 3 "Introdução a uma perspectiva de sistemas complexos", Módulo 4, "A família como sistema complexo", Módulo 5, " Modos de organização de um pensamento complexo na conceptualização de caso para a Avaliação e Promoção do Potencial para a Mudança Familiar e Parental", Módulo 6: Temas particulares da avaliação e suporte para a Mudança no MAIFI Geral", Online, CES-UC.
Melo, Ana Teixeira de (2023), formador no Oficina "Quão complexo é o teu projeto? Da investigação da complexidade à complexidade da investigação" (6h), CES-UC, CES-UC.
Melo, Ana Teixeira de (2022), coordenação do Curso Integrado de Formação e Supervisão Avançadas (2022-2024) "Complexidade e Mudança Familiar: Um Modelo (Geral e Específico) de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)" (2ed. edi. 7th edition IFAIM training course). Coordenador e Formador. Curso de formação e supervisão avançadas organizados em formato modular, num regime de e-learning compreendendo 10 Módulos Temáticos (aprox. 2 meses por módulo), cada módulo com 7 Componentes Modulares (CM): CM1: Estudo Autónomo (4h/mod); CM2: Formação teórica em grupo(5h/mod grupo-) + reflexão livre facultativa(1h/mod); CM3: Componente de integração teórica 3h/mod); CM4: Componente de desenvolvimento pessoal autónomo guiado (3h/mod-grupo); CM5: Prática supervisionada em grupo (5h/mod-grupo); CM6: Desenvolvimento e aprofundamento de competências (3h/mod-grupo); CM7: desenvolvimento pessoal acompanhado em grupo (3h/cada dois módulos). Diferentes configurações de módulos compõem diferentes formatos de curso. Nesta edição estão a ser frequentados dois formatos: Curso 1 Completo de Introdução à Complexidade e Mudança Familiar (CM1+ CM2 x 10 modules= total 90 horas; 50 h formação direta em grupo); Curso 3 Completo- Curso Integrado de Formação e Supervisão Avançadas e Certificado de Profissional do Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (CM1 a CM7, total 235 horas; 130 h de formação direta em grupo. Modulos ministrados em 2022 Módulo 1: Introdução a um Modelo (Geral e específico) de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada, Online, CES-UC.
Melo, Ana Teixeira de (2022), formador no Oficina "Quão complexo é o teu projeto? Da investigação da complexidade à complexidade da investigação" (6h), CES-UC, CES-UC.
Melo, Ana Teixeira de (2021), coordenação do Curso de Formação e Supervisão Avançada (2019-2021) "Complexidade e Mudança Familiar: Um Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)".Coordenação e facilitação (formadora única). Curso de formação e supervisão avançada modular em formato de b-learning , incluindo componentes na comunidade, com 10 Módulos temáticos (22 horas/módulo, distribuídos por 2 meses), cada um com 7 Componentes Modulares (CM). Cada módulo inclui 7 componentes modulares: CM1: Formação modular teórica autónoma (4h/mod); CM2: Formação teórica em grupo (5h/mod, suplementada com até 2 horas online); CM3: Trabalho de avaliação teórica com feedback escrito (3h/mod); CM4: Desenvolvimento pessoal autónomo, reflexão individual escrita guiada por exercícios (2h/mod); CM5: Prática supervisionada em grupo (5h/mod); CM6: Componente de desenvolvimento e aprofundamento de competências com suporte individualizado em reuniões individuais por equipas (3h/mod/por equipa); CM7: Componente de desenvolvimento pessoal acompanhado com feedback individualizado online e presencial (1h/mod). Diferentes configurações de componentes modulares constituem 3 formatos distintos de curso: Formato 1- Cursos breves isolados (5 horas) ou Curso completo modular de formação teórica avançada temática (CM1+ CM2 x 10 módulos = 110 horas); Formato 2- Curso de Formação Avançada em Complexidade e Mudança Familiar (CM1 + CM2 + CM5) (160 horas) Formato 3- "Curso Integrado de Formação e Supervisão Avançadas em Complexidade e Mudança Familiar e Certificado Profissional no Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)"- CM1 a CM7 (220 horas) com ou sem avaliação e recomendação profissional., Online, CES-UC.
Melo, Ana Teixeira de (2021), coordenação do CES Winter School Complexity and change: thinking, practices and processes for addressing global challenges (2nd Edition) (CANCELADO), Online, CES-UC.
Melo, Ana Teixeira de (2021), formador no Curso de Formação e Supervisão Avançada (2019-2021) "Complexidade e Mudança Familiar: Um Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)" (cf. descrição em coordenação). Formadora/facilitadora única. Módulos dinamizados em 2021: Mod 8 : Desenvolvimento familiar e comunitário (Fev-Mar); Mod 9: Complexidade da mudança e desenvolvimento familiar (Abril); Mod 10:Suporte, Ampliação e Celebração da Mudança (Maio-Junho); Módulo extra de recuperação e compensação: Julho-Novembro., Online, CES-UC.
Melo, Ana Teixeira de (2020), coordenação do CES Winter School, "Sustainable Development, Complexity and Change", 14-18 December 2020, Online, CES.
Melo, Ana Teixeira de (2020), formador no CES Winter School, "Sustainable Development, Complexity and Change", 14-18 December 2020, Online, CES-UC.
Melo, Ana Teixeira de (2020), coordenação do Curso de Formação e Supervisão Avançada (2019-2021) "Complexidade e Mudança Familiar: Um Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)".Coordenação e facilitação (formadora única). Curso de formação e supervisão avançada modular em formato de b-learning , incluindo componentes na comunidade, com 10 Módulos temáticos (22 horas/módulo, distribuídos por 2 meses), cada um com 7 Componentes Modulares (CM). Cada módulo inclui 7 componentes modulares: CM1: Formação modular teórica autónoma (4h/mod); CM2: Formação teórica em grupo (5h/mod, suplementada com até 2 horas online); CM3: Trabalho de avaliação teórica com feedback escrito (3h/mod); CM4: Desenvolvimento pessoal autónomo, reflexão individual escrita guiada por exercícios (2h/mod); CM5: Prática supervisionada em grupo (5h/mod); CM6: Componente de desenvolvimento e aprofundamento de competências com suporte individualizado em reuniões individuais por equipas (3h/mod/por equipa); CM7: Componente de desenvolvimento pessoal acompanhado com feedback individualizado online e presencial (1h/mod). Diferentes configurações de componentes modulares constituem 3 formatos distintos de curso: Formato 1- Cursos breves isolados (5 horas) ou Curso completo modular de formação teórica avançada temática (CM1+ CM2 x 10 módulos = 110 horas); Formato 2- Curso de Formação Avançada em Complexidade e Mudança Familiar (CM1 + CM2 + CM5) (160 horas) Formato 3- "Curso Integrado de Formação e Supervisão Avançadas em Complexidade e Mudança Familiar e Certificado Profissional no Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)"- CM1 a CM7 (220 horas) com ou sem avaliação e recomendação profissional. Módulos dinamizados em 2020: Fevereiro-Março 2020: Módulo 4: A família como sistema complexo Maio-Junho 2020: Módulo 5: Conceptualização complexa de caso para a avaliação e promoção do potencial para a mudança familiar e parental Setembro 2020: Módulo 6: Temas particulares da Avaliação e Suporte para a Mudança no MAIFI Geral Outubro-Novembro: Módulo 7: Temas particulares da Avaliação e Suporte para a Mudança no MAIFI- Proteção da criança em situação de risco e perigo , CES-Alta e Virtual, CES-UC.
Melo, Ana Teixeira de (2019), coordenação do Curso de Formação e Supervisão Avançada (2019-2021) "Complexidade e Mudança Familiar: Um Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)".Coordenação e facilitação (formadora única). Curso de formação e supervisão avançada modular em formato de b-learning , incluindo componentes na comunidade, com 10 Módulos temáticos (distribuídos por 2 meses), cada um com 7 Componentes Modulares (CM). Cada módulo inclui 7 componentes modulares: CM1: Formação modular teórica autónoma (4h/mod); CM2: Formação teórica em grupo (5h/mod, suplementada com até 2 horas online); CM3: Trabalho de avaliação teórica com feedback escrito (3h/mod); CM4: Desenvolvimento pessoal autónomo, reflexão individual escrita guiada por exercícios (2h/mod); CM5: Prática supervisionada em grupo (5h/mod); CM6: Componente de desenvolvimento e aprofundamento de competências com suporte individualizado em reuniões individuais por equipas (3h/mod/por equipa); CM7: Componente de desenvolvimento pessoal acompanhado com feedback individualizado online e presencial (1h/mod). Diferentes configurações de componentes modulares constitutem 3 formatos distintos de curso: Formato 1- Cursos breves isolados (5 horas) ou Curso completo modular de formação teórica avançada temática (CM1+ CM2 x 10 módulos = 110 horas); Formato 2- Curso de Formação Avançada em Complexidade e Mudança Familiar (CM1 + CM2 + CM5) (160 horas) Formato 3- "Curso Integrado de Formação e Supervisão Avançadas em Complexidade e Mudança Familiar e Certificado Profissional no Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)"- CM1 a CM7 (220 horas) com ou sem avaliação e recomendação profissional. Módulos dinamizados em 2019: Abril-Maio 2019: Módulo 1 "Introdução a um Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (MAIFI); Setembro-Outubro 2019: Módulo 2: O apoio à família multidesafiada a partir de uma perspectiva centrada nas forças; Dezembro 2019-Janeiro 2020: Módulo 3: Introdução a uma abordagem de sistemas complexos, CES-UC, Coimbra e comunidades locais, Centro de Estudos Sociais- Universidade de Coimbra.
Melo, Ana Teixeira de (2017), coordenação do Formação/Prática supervisionada de longa duração (formação bimensal presencial e bimensal online), junto de grupo de profissionais de centros de apoio familiar para implementação do Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada. Implementação piloto de formação/prática supervisionada num regime modular para a versão Geral/Centrada em Processos Complexos do Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada, atualizada para integrar uma conceptualização da família como sistema complexo e promover competências de pensamento complexo nos profissionais para avaliação e promoção do potencial para a mudança familiar. , CES e comunidades locais de equipas participantes, Integrado em projecto de investigação pós-doutoramento (SFRH/BPD/77781/2011).
Melo, Ana Teixeira de (2016), formador no Curso de Formação Avançada A complexidade da mudança da família: contributos para a organização de uma participação profissional positiva, CES-Coimbra, CES.
Melo, Ana Teixeira de (2015), formador no Compreender para apoiar: Introdução aos desafios da avaliação e intervenção com famílias multidesafiadas, Porto, Instituto da Segurança Social, IP, Núcleo de Infância e Juventud do Centro Distrital do Porto.
Melo, Ana Teixeira de (2014), participante no "Qualitative complexity: The value of metaphor and qualitative method in complexity" integrado no "Complexity and Method and the Social Sciences, Seminar Series", University of Warwick, Center for Interdisciplinary Methodologies, University of Warwick, United Kingdom.
Melo, Ana Teixeira de (2012), formador no Dinamização de programa de formação inicial especializada de profissionais de equipas de intervenção familiar de 6 concelhos do país (12 a 15 profissionais) para implementação do Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (formação de 316 horas, com 167 horas de contacto, com o formador) e prática supervisionada (formação de 135 horas, com 81 de contacto com o formador). Atividade integrada em atividades de investigação-ação no âmbito de projeto de investigação de pós-doutoramento (SFRH/BPD/77781/2011)., Coimbra, Marinha Grande, Santa Maria da Feira, Abrantes, Rio Maior, Atividade integrada em atividades de investigação-ação no âmbito de projeto de investigação de pós-doutoramento (SFRH/BPD/77781/2011)..
Melo, Ana Teixeira de (2012), formador no "Introdução à avaliação e intervenção com familiar com famílias multidesafiadas com crianças e jovens em situação de risco e perigo- Plano de formação introdutório complementar para a comunidade de profissionais parceiros das equipas de Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada", em regime de b-learning (2 sessões presenciais e 3 sessões online, com a duração de 6 horas cada) nos concelhos de Abrantes. Marinha Grande, Santa Maria da Feira e Rio Maior, (num total de 66 horas de formação dinamizadas) integrado em atividades de investigação-ação no âmbito de projeto de investigação de , Coimbra, Maringa Grande, Abrantes, Santa Maria da Feira, Rio Maior, Integrado em projecto de pós-doutoramento (SFRH/BPD/77781/2011)..
Melo, Ana Teixeira de (2011), formador no Avaliação e intervenção com famílias multidesafiadas: práticas colaborativas e integradoras, Castro Daire, Núcleo de Intervenção Comunitária.
Melo, Ana Teixeira de (2010), formador no Práticas colaborativas integradoras no trabalho com famílias, Lisboa, Casa da Praia.
Melo, Ana Teixeira de (2010), formador no Dinamização, em colaboração (18h) de ação de formação subordinada ao tema "Prevenção e intervenção em meio familiar. Desenvolvimento e avaliação de programas + programa "Em Busca do Tesouro das Famílias", com os módulos "Avaliação de Programas"; "Desenvolvimento Familiar e parental", "Da avaliação à intervenção familiar e parental", Aveiro, Rede Europeia Anti-Pobreza.
Melo, Ana Teixeira de (2010), formador no Dinamização, em colaboração, no curso de formação intitulado "Intervenção com Famílias Multidesafiadas", coordenado pela Professora Doutora Madalena Alarcão e organizado pela delegação de Aveiro da Rede Europeia Anti-Pobreza, com os temas: "Da família multiproblemática à família multidesafiada", " Avaliação e suporte para a mudança colaborativos, centrados na família e na comunidade", "Processos de suporte para a mudança: a manutenção de diálogos transformadores e a promoção do exercício do direito à liberdade" e " O domicílio e a comunidade como espaços e objectos da intervenção: o fortalecimento da família na relação com outros sistemas e contextos". , Aveiro, Rede Europeia Anti-pobreza.
Melo, Ana Teixeira de (2010), formador no Dinamização, em colaboração, de ação de formação intitulada "Práticas colaborativas e integradoras na avaliação e intervenção com famílias multidesafiadas, Porto, RR Mindcenter.
Melo, Ana Teixeira de (2009), formador no Dinamização de módulo de formação intitulado "Intervenção familiar em contextos de múltiplos risco nas interfaces família, rede e sistema legal" (8 horas) no âmbito do "Curso de Intervenção Familiar em Diferentes Contextos", , Lisboa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
Melo, Ana Teixeira de (2006), formador no Acções de formação (2 dias) para técnicos para implementação do Strengthening Families Program, Lagos, Ceifac, Coimbra e Câmara Municipal de Lagos, Lagos.
Melo, Ana Teixeira de (2006), formador no Crianças e famílias em risco: avaliação centrada na criança, Viana do Castelo, Gabinete de Atendimento à Família.
Melo, Ana Teixeira de (2006), formador no Crianças e famílias em risco: avaliação centrada nos pais e dinâmicas familiares, Viana do Castelo, Gabinete de Atendimento à Família.
Melo, Ana Teixeira de (2006), formador no Crianças e famílias em risco: modalidades de intervenção centradas na criança, Viana do Castelo, Gabinete de Atendimento à Família.
Melo, Ana Teixeira de (2006), formador no Crianças e famílias em risco; modalidades de intervenção centradas nos pais e nas dinâmicas familiares, Viana do Castelo, Gabinete de Atendimento à Família.
Melo, Ana Teixeira de (2006), formador no Detecão e diagnóstico de maus tratos, Viana do Castelo, Gabinete de Atendimento à Família.
Melo, Ana Teixeira de (2006), formador no Impacto desenvolvimental dos maus tratos, Viana do Castelo, Gabinete de Atendimento à Família.
Melo, Ana Teixeira de (2004), formador no Acção de formação (3 horas) sobre Acolhimento, integrado num plano de formação sobre violência domésticaorganizado pela casa-abrigo da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso., Santo Tirso, Gabinete de Atendimento à Família.
Melo, Ana Teixeira de (2004), formador no Acção de formação (6 horas) sobre "Maus Tratos Infantis na Família" para técnicos do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, Viana do Castelo, Gabinete de Atendimento à Família.
Melo, Ana Teixeira de (2004), formador no Dinamização de acção de formação (6h) sobre "Violência Doméstica" para técnicos do Centro Distrital de Solidariedade Social de Viana do Castelo, Viana do Castelo, Gabinete de Atendimento à Família.
Melo, Ana Teixeira de (2004), formador no Dinamização de ação de formação a professores (6 horas) integrado no Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências de Vila Verde - Módulo Psicologia do Desenvolvimento, Vila Verde, Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências de Vila .
Orientações de Projetos Doutorais
em curso - Orientação do projeto de Doutoramento " Promoção do bem-estar ético-político de mulheres multidesafiadas: uma metodologia para intervenções psicossociais baseadas nas artes", da autoria de Priscila Dias Batista Vieira.
Orientações de Projetos de Pós-doutorandos/as visitantes
em curso - Orientação do projeto "Complexidade Relacional E Experiências De 'amor-Força' Na Reconstrução E Vivência Em Situações De Desastres", da autoria de Leandro Neves Almeida.
Orientações de Outros Projetos
2019 - Coorientação (com Susan Stepney, Leo Caves, Philip Garnett e Richard Law) do projeto " "What is (in) a relation? An interdisciplinary inquiry and applications on the nature of relations and relational processes" (student Liam Greenacre) integrated in the York-Cross Disciplinary Centre for Systems Analysis Summer School 2019, University of York, United Kingdom [The project was not completed as the student dropped out due to health reasons].", da autoria de Ana Teixeira de Melo .
07-09-2018 - Coorientação (com Leo Caves e Phillip Garnett) do projeto ""Diffusion of complexity concepts: An interdisciplinary mapping" Integrated in the Summer School of 2018 of the York Cross-Disciplinary Centre for Systems Analysis, University of York, United Kingdom", da autoria de Interdisciplinary group research project with 3 students Anna Dewitt, Evie Clutton, Rory MacPherson .