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Oficina nº 465
Raça, diversidade e diferença: apontamentos para o estudo interdisciplinar da história pública e escolar
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Data da Publicação
Fevereiro de 2024
Resumo
Considerando a crescente visibilidade da diversidade nas sociedades contemporâneas, assim como a reemergência da relevância da noção de raça nos debates públicos em contextos pós-coloniais europeus, este texto aborda debates críticos no âmbito da educação histórica. Em particular, avança uma abordagem conceptual que se ancora na dialéctica entre história e memória e na relação entre a história pública e escolar, delineando algumas possibilidades para o estudo da memorialização e do ensino sobre diversidade e diferença. É proposta uma agenda de investigação interdisciplinar em três eixos: uma análise dos debates e orientações internacionais sobre o papel da educação histórica na promoção da diversidade; a pesquisa empírica comparada de iniciativas e propostas de história pública relativas à diversidade histórica e à construção da diferença; o estudo da relevância e dos enquadramentos da educação histórica no combate à intolerância e à discriminação racial.
Palavras-Chave
história pública, ensino de história, raça e racismo, diversidade e diferença, currículos e manuais escolares