Números
Autores
Martiniano de Alcântara Neto
Data da Publicação
Março de 2006
Resumo
O presente artigo visa dar conta da complexa relação existente entre palestrantes, convidados e o público presente em eventos como comícios, inaugurações ou passeatas. Para tanto, me baseio num estudo comparativo entre dados etnográficos recolhidos durante o pleito eleitoral do ano de 2002 na cidade de Santa Maria, Distrito Federal, e em algumas matérias de jornal e da mídia televisiva publicadas no mesmo período. Meu interesse maior é mostrar como certas pessoas do público podem interpelar e até mesmo fazer calar, por alguns momentos, os palestrantes de maneira habitual, não fugindo, assim, a uma etiqueta comum a tais eventos. Essa interpelação tolerada feita por alguns indivíduos da platéia (ou por um conjunto deles) frente aos que estão no palanque ajuda a discutir certas divisões comuns em tais situações, como a de uma massa anônima e expectadora, de um lado, e um palestrante iluminado para onde todas as atenções convergiriam, por outro.
Palavras-Chave
antropologia da política, eleições, comícios e imprensa