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O Ensino da História da Escravização e de Raça no Nexo Colónia-Metrópole
Na sequência dos protestos globais contra o racismo que ocorreram em 2020, a relevância do ensino sobre a história colonial e o seu legado racial tem sido cada vez mais reconhecida pelas principais organizações políticas internacionais. Este projeto de investigação aborda as tendências mais recentes no campo da educação histórica, estudando o ensino da história da escravização em contextos que evidenciam relevantes conexões (pós-)coloniais, nos quais raça continua a mediar as relações sociais e os imaginários nacionais.
A investigação oferece, de forma oportuna, os seguintes contributos originais:
i) uma análise do impacto dos recentes discursos políticos e institucionais em diferentes regiões do mundo (Europa e África) em torno da relevância do ensino sobre a história colonial nos enquadramentos, recomendações e iniciativas oficiais para a educação histórica;
ii) um estudo empírico sobre a história escolar, incidindo sobre as orientações curriculares, manuais escolares e práticas pedagógicas atuais relativas ao ensino da história da escravização e de raça em Portugal e em Cabo Verde;
iii) um diálogo interdisciplinar entre a história pública e escolar em diversos contextos (Lisboa e Lagos, Praia e Ribeira Grande), procurando identificar questões controversas, recursos educativos e estratégias inovadoras em espaços de educação não-formal.
A investigação qualitativa envolverá cerca de 80 participantes (incluindo decisores-políticos, docentes, associações de história, historiadores profissionais e associações locais).
Este projeto de investigação é coordenado por Marta Araújo e co-coordenado por Francisco Osvaldino Monteiro na Universidade de Cabo Verde.
University of Cape Verde - Faculty of Education and Sports