RE:FRAME
O Ensino da História da Escravização e de Raça no Nexo Colónia-Metrópole

Período
1 de abril de 2024 a 31 de março de 2027
Duração
36 meses
Resumo

Na sequência dos protestos globais contra o racismo que ocorreram em 2020, a relevância do ensino sobre a história colonial e o seu legado racial tem sido cada vez mais reconhecida pelas principais organizações políticas internacionais. Este projeto de investigação aborda as tendências mais recentes no campo da educação histórica, estudando o ensino da história da escravização em contextos que evidenciam relevantes conexões (pós-)coloniais, nos quais raça continua a mediar as relações sociais e os imaginários nacionais.


A investigação oferece, de forma oportuna, os seguintes contributos originais:
i) uma análise do impacto dos recentes discursos políticos e institucionais em diferentes regiões do mundo (Europa e África) em torno da relevância do ensino sobre a história colonial nos enquadramentos, recomendações e iniciativas oficiais para a educação histórica;
ii) um estudo empírico sobre a história escolar, incidindo sobre as orientações curriculares, manuais escolares e práticas pedagógicas atuais relativas ao ensino da história da escravização e de raça em Portugal e em Cabo Verde;
iii) um diálogo interdisciplinar entre a história pública e escolar em diversos contextos (Lisboa e Lagos, Praia e Ribeira Grande), procurando identificar questões controversas, recursos educativos e estratégias inovadoras em espaços de educação não-formal.

A investigação qualitativa envolverá cerca de 80 participantes (incluindo decisores-políticos, docentes, associações de história, historiadores profissionais e associações locais).

 

Este projeto de investigação é coordenado por Marta Araújo e co-coordenado por Francisco Osvaldino Monteiro na Universidade de Cabo Verde.

Parceiros

University of Cape Verde - Faculty of Education and Sports

Investigadoras/es
Ana Maria Seixas
Francisco Osvaldino Monteiro
Marta Araújo (coord)
Victor Barros
Palavras-Chave
ensino sobre a escravização, enquadramentos sobre raça e racismo, história escolar e pública, histórias conectadas
Financiamento
Fundação Spencer