ENGENDER <br>Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal

ENGENDER
Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal

Período
25 de março de 2021 a 24 de setembro de 2024
Duração
42 meses
Resumo

O projeto ENGENDER tem como objetivo central determinar o lugar ocupado pelos Estudos sobre as Mulheres (EMGF) , de Género e Feministas nos diferentes campos disciplinares, o modo como estão a ser integrados nos curricula e práticas pedagógicas das UPP, e o impacto percebido nas experiências pessoais e profissionais de quem com eles se envolve, seja como docente, investigador/a ou estudante.
O modelo teórico e analítico do estudo levará em conta as mudanças sociais e políticas que estão a alterar as condições do trabalho académico (de ensino e investigação): globalização neoliberal dos sistemas educativos; precarização e perda de status do trabalho académico; limitação do mérito à capacidade de atrair financiamentos; conceção de novas métricas para medir o desempenho individual; fomento da hiperespecialização e disciplinarização, com o consequente enfraquecimento do reconhecimento epistemológico aos estudos interdisciplinares; desenvolvimento dos estudos LGBTQI+; disponibilização de financiamento para a implementação de planos de igualdade de género nas instituições; digitalização dos estilos de ensino/aprendizagem. O estudo em apreço está estruturado em torno de três eixos analíticos:
1. Caracterização da integração do EMGF nos curricula e práticas pedagógicas nas Universidades Públicas Portuguesas
2. Grau de integração da perspetiva de género na investigação e perceções sobre a sua valorização
3. Políticas públicas e institucionais
O projeto é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar (Sociologia e Psicologia-Educação), que detém um elevado grau de especialização fruto da sua vasta experiência ao nível do ensino e da investigação em EMGF.

Resultados

O Projeto propôs-se determinar o lugar ocupado pelo ensino da perspetiva de género nos diferentes campos disciplinares, indagando o modo como esta está a ser integrada nos currículos e práticas pedagógicas e o seu impacto tal como é percebido por quem neles tem envolvimento. Para cumprir este objetivo, fomos além dos títulos de programas de estudos e das unidades curriculares, procurando a integração da perspetiva de género nos conteúdos de ensino e na investigação publicada.

No centro da análise, estiveram as seguintes dimensões:

  1. Estratégias político-institucionais desenvolvidas nas últimas 4 décadas;
  2. Planos de estudos em vigor nas instituições de ensino superior analisadas (universidades e politécnicos, públicos e privados);
  3. Currículos e práticas pedagógicas;
  4. Investigação publicada com perspetiva de género e filiação nacional.

Gostaríamos, assim, de chamar a atenção para os seguintes suportes dos resultados dos vários estudos conduzidos no âmbito do ENGENDER.

Ebooks

Artigos 

Vídeos (disponíveis na página do ENGENDER)

  • 6 sessões do Seminário "Dos Estudos de Género ao Estudos do Género no Ensino Superior" (fev 2023)
  • 5 slams de ciência com alguns destaques do projeto

1. Quais os principais objetivos e atividades do Projeto ENGENDER sobre a Integração dos EMGF no Ensino Superior 
2. Qual o enquadramento político-jurídico das questões de género no Ensino Superior em Portugal?
3. Qual o lugar ocupado pelos Estudos sobre as Mulheres/de Género/Feministas no Ensino Superior em Portugal? 
4. O que se ensina nos cursos de Estudos sobre as Mulheres/de Género/Feministas em Portugal 
5. Qual o impacto percebido nas experiências pessoais e profissionais de docentes e estudantes?

Palavras-Chave
estudos sobre as mulheres, de género e feministas, mainstreaming da perspetiva de género, projetos de mudança organizacional, neoinstitucionalismo feminista
Financiamento
Fundação para a Ciência e Tecnologia