EDU-AM
Pedagogias Revolucionárias? História dos projetos de educação em Angola e Moçambique (1960-1980)

Período
1 de março de 2023 a 28 de fevereiro de 2026
Duração
36 meses
Resumo

O principal objetivo do projeto EDU-AM - pedagogias revolucionárias: história dos projetos educativos em Angola e Moçambique (1960-1980) – está centrado no estudo das experiências pedagógicas revolucionárias da África Austral, com enfoque nas raízes, conflitos e impactos associados às tentativas de implementação de projetos consideráveis de ensino público e de uma educação revolucionária para a cidadania.

A novidade deste projeto, centrado numa interdisciplinar estrutura-se em torno a 2 questões:
1) expor o percurso da educação e do pensamento político em Angola e Moçambique, tendo em atenção tanto a especificidade do contexto como das fontes vernáculas, além do mundo anglófono e francófono;

2) interrogar os equívocos da canonização da ‘educação socialista revolucionária’ no singular, abrindo caminho para uma reflexão aprofundada, com participantes no processo, sobre o impacto deste processo educativo.

Estas perguntas ajudarão a desvendar experiências de cidadania que criaram 'novos' sujeitos nas sociedades pós-coloniais, e, em termos de escrita de história, no aprofundar do sentido das vidas pós-império, incluindo as lutas por ruturas radicais com heranças coloniais, numa perspetiva histórica, cultural e política.

Numa altura em que a história pública de Angola e Moçambique ainda é dominada por recontos do passado colonial e da luta nacionalista anticolonial, e quando a lente internacional continua centrada na Guerra Fria/violência civil pós-independência, este projeto pretende ir mais além, ao buscar compreender o alcance político das opções educativas no âmbito dos projetos revolucionários desenvolvidos nesta parte do mundo, vistos também como um projeto alternativo, vernacular, de cidadania. Angola e Moçambique, que alcançaram a independência em 1975, no rescaldo de uma luta nacionalista sangrenta, integravam o subsistema colonial-capitalista regional na África Austral; ao longo desta luta, foram estabelecidas ligações políticas, aprofundaram-se teorizações, promoveram-se inovações políticas. A raiz dos novos projetos educativos, em Angola e em Moçambique, pode ser rastreada até à luta de libertação armada, e incluiu o apoio de forças progressistas de diferentes contextos e a colaboração com países socialistas (europeus, asiáticos e Cuba).

Resultados

No centro de EDU-AM está a produção de um documentário onde as vidas de mulheres e homens se entrelaça com as políticas educativas - líderes nacionalistas, funcionários envolvidos nos projetos educativos, políticos ou cidadãos comuns -; onde estes falam sobre estas experiências nas suas palavras juntamente com fotografias e documentos dos seus arquivos pessoais. Os resultados do projeto EDU-AM serão fundamentais para ilustrar como os projetos revolucionários na África Austral interligaram estreitamente a escola e a soberania: a autodeterminação e independência adquiriram significado através de um recente acesso à educação como chave da cidadania. Em paralelo, estuda como a educação pública - tanto em termos de investimento material como ideológico - se tornou uma das suas realizações mais importantes. Assim, considerando a educação para a cidadania um aspeto chave da história moderna da África Austral, o projeto EDU-AM contribuirá para compreender como as histórias locais moldaram não só as iniciativas de desenvolvimento individual, mas também os próprios paradigmas que as enquadraram. Desta forma, EDU-AM agrega ao primeiro plano as dimensões africanas de uma história global: a propagação e depois o recuo da educação pública durante o séc. XX. Ao acrescentar um lado frequentemente ignorado à história colonial de Portugal, EDU-AM insere-se no contexto atual das discussões políticas sobre o passado colonial e os seus resultados contribuirão para a agenda portuguesa de cultura e património abordando temas como os trânsitos culturais, identidade, memória e descolonização.

Parceiros

Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra

Investigadoras/es
Palavras-Chave
história pós-colonial, educação nas transições políticas, descolonização, cidadania e o "homem novo"
Financiamento
Fundação para a Ciência e Tecnologia