Teses Defendidas
Performance Arte: Projectos, Mediações e seus Desenvolvimentos no Plano Global da Ecranização
23 de Maio de 2019
Doutoramento em Arte Contemporânea
António Olaio
As primeiras manifestações públicas da Performance Arte em Portugal, como viemos a confirmar, surgiram no contexto da "Perspectiva 74". Esta foi uma mostra artística realizada em Fevereiro, em 1974, no Porto. Com efeito, essas intervenções artísticas foram a origem durante anos de acesas polémicas e suscitando questionamentos constituíram um estímulo poderoso à aproximação de intelectuais utópicos. Sendo amada por uns e odiada por muitos outros, a performance arte foi considerada pelo crítico de arte Egídio Álvaro, a par do Modernismo, do Surrealismo e do Neo-realismo, como uma das mais importantes propostas da arte portuguesa do século XX. Ela configura desde então um movimento alternativo de contestação política e social da contracultura aos processos normativos da cultura dominante. A nossa abordagem não é nada tranquilizadora, pois as transformações em curso que passamos a designar de ecranização global são desafiantes, porque elas ameaçam modificar tão radicalmente as condições da vida humana tal como a conhecemos e, o ambiente social onde esta se processa que escapam às descrições artificiosas que integram pressupostos de valorização antecipando futuros radiantes. A performance arte insere-se numa perspectiva do pensamento ecológico assumindo uma responsabilidade perante aspectos da vida que ainda não existem. Tal exemplo visto no seu todo e quando socialmente configurado nas elações da vida do dia-a-dia torna-se um antídoto eficaz contra o elitismo. No que concerne concretamente à arte da performance, as mais recentes práticas de apresentação e preservação da arte contemporânea em contexto museológico recorrem quer à reconstituição da arte da performance, que por definição é um acontecimentos único, quer a métodos utilizados pela repétition que apelam à teatralização (encenação) do espaço da performance arte, subvertendo o processo criativo desta arte de acção e do corpo. As estratégias de replicação (reperformance) desta arte efémera passam por produzir uma resposta eficaz à programação da performance arte. Na arte contemporânea como em muitos outros domínios, em tempo real, a arte da acção tem que intervir para propor às pessoas a realização do espaço utópico da performance arte.
PALAVRAS-CHAVE: Performance arte, Reperformance, Arte da acção, Arte viva, Ecranização global
Data de Defesa
Programa de Doutoramento
Orientação
Resumo
PALAVRAS-CHAVE: Performance arte, Reperformance, Arte da acção, Arte viva, Ecranização global