Teses Defendidas

Ordering Code and Mediating Machine: Le Corbusier and the Roots of the Architectural Promenade

Armando Rabaça

Data de Defesa
10 de Julho de 2014
Programa de Doutoramento
Doutoramento em Arquitectura
Orientação
José António Bandeirinha
Resumo
Esta dissertação analisa as origens do conceito de "promenade architecturale" de Le Corbusier, examinando os anos de formação compreendidos entre os estudos artísticos em La Chaux-de-Fonds e a viagem ao Oriente. A "promenade architecturale" é aqui entendida como um conceito básico de Le Corbusier que informa os diversos factores que o seu trabalho envolve. Começando por propor um entendimento alargado da "promenade architecturale", o conceito é visto como expressão da dimensão experiencial da arquitectura e do espaço natural. Defende-se que esta dimensão experiencial é, em termos gerais, submetida a um padrão com origem nos anos de formação - um padrão que se desenvolveu a par com outros temas e conceitos absorvidos durante este período, e que, tal como aqueles, teve profundas consequências no seu trabalho e pensamento.

O argumento que se defende aqui é o de que este padrão experiencial tem origem das categorias dialécticas do pitoresco e do Sublime na experiência do espaço natural. Isto é demonstrado através da análise dos seus trabalhos académicos em La Chaux-de-Fonds, elaborados entre 1902 e 1907. O estudo do período de viagens que se segue - a viagem a Itália e Viena em 1907 e 1908, a estada em Paris entre 1908 e 1909, a estada na Alemanha entre 1910 e 1911, e a viagem ao Oriente de 1911 - explora os diversos discursos intelectuais aos quais esteve exposto, e como, através destes, a inicial dialéctica de categorias cristalizada durante os anos de escola foi gradualmente enriquecida com conceitos estéticos e filosóficos românticos, adquirindo especificidade arquitectónica.

A análise deste processo através dos seus primeiros trabalhos e escritos permite-nos entender a formação e significado do padrão experiencial da "promenade" e reavaliar até que ponto este participa no rico e complexo discurso arquitectónico de Le Corbusier. Aquilo que, num sentido lato, se pode chamar de "promenade architecturale" é visto como uma manifestação do seu código de organização do espaço e de ordenação do mundo, através do qual Le Corbusier os investiu com uma dimensão simbólica e uma filosofia existencialista. Juntamente com os factores técnicos, prácticos e estéticos, a "promenade architecturale" de Le Corbusier é entendida como uma componente fundamental do seu projecto romântico para integrar o homem no mundo.