Colóquio
Pensar Moçambique: Pontes entre Academia e a Sociedade I
19 de março de 2019, 10h00
Sala 1, CES | Alta
Programa
Programa
10h – Apresentação e palavras de boas vindas
Maria Paula Meneses
Mesa 1
10h30 – 12h30 - Conflitos socio-políticos contemporâneos
Moderação: Oscar Daniel
Jafar Silvestre Jafar - Quitupo e seus “deslocados do capitalismo extractivista”: O que significa sair da Aldeia Comunal para Vila de Reassentamento?
Ricardo Raboco - Por que é que o Retorno ao Conflito Violento em Moçambique (2012-2013) funcionou?
Dulce Maria Passades Pereira - ‘Por detrais de uma grande mulher existe um homem’: representação social do género nos bastidores do quotidiano da política moçambicana
Debate
12h30 – 14h – almoço livre
Mesa 2
14h00 -15h30 – Desenvolvimento, risco e segurança
Moderação: Ricardo Raboco
Francisco Valente Fumo - La externalización de las políticas migratorias españolas hacia África Sudsahariana: la cooperación al desarrollo como instrumento de contención de la inmigración
Fátima Cordeiro - Evolução Tecnológica e Segurança do Sistema Financeiro
Hélio Nganhane - Análise Crítica de Uso de Esporões como Medida de Estabilização da Erosão Costeira – Caso das Praias da Cidade da Beira e Cidade de Maputo (Moçambique)
Hilário Evirie Njoloe - Desigualdades Sociais em Moçambique: um olhar a partir da Sociologia
Debate
15h30-16h00 coffee break
Mesa 3
16h00 – 17h30 – Desafios ao desenvolvimento intelectual
Moderação: Cecília Gonçalves
Vilza Cassamo e Maria João Afonso - Conceções Implícitas da Inteligência em Moçambique: a inteligência definida por leigos e por especialistas em psicologia e em educação
Marta Zefanias Sitoe - Práticas de Literacia na Universidade em Moçambique: Propostas Didáticas para o Desenvolvimento Linguístico e Académico dos Estudantes
Armindo Armando Nhanombe - Saber Fazer, Novo Paradigma da Educação em Moçambique? Será a Solução para a Nossa Educação?
Debate
Mesa 4
17h30-19h – Género e Inclusão
Moderação: Marta Zefanias Sitoe
Denisse Kátia Soares Omar - A Influência dos Factores Socioculturais na Educação Formal das Raparigas em Moçambique: o caso da província de Nampula, 1974- 1992
Paula Lúcia Salvador Machava - Formas discursivas de tratamento das empregadas domésticas em Maputo
Edu Rafael Domingos Manuel - Atitudes face à inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais (NEE); práticas inclusivas e perceção de autoeficácia dos professores da Escola do Ensino Básico dos Pioneiros – Beira, Moçambique
Debate