Marcos Silva
Nota biográfica
Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (725402 - POLITICS - ERC-2016-COG- 2017-2023). Mestrado em Psicologia Educacional e Licenciatura e Formação de Psicólogo. É membro do projeto "A presença das mulheres na educação jurídica no brasil sob a perspectiva de gênero e raça (2001-2021)", coordenado por Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Universidade de Brasília/CNPq. Tem como área de interesse os estudos das relações étnico-raciais (racismo, educação antirracista). No Ensino Superior é colaborador em cursos de graduação e pós-graduação em universidades latino-americanas: Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima/Peru); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/SP/Brasil). E com participação em atividades de extensão: CES Vai à Escola (CES/UC); A UFPB no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, NEABI/UFPB - AFROCIENTISTAS: auto(cuidado) à saúde e à construção da cidadania na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Atua nos seguintes Grupos de Pesquisas: Pedagogia Social e Formação docente, processos educacionais, estratégias formativas e investigativas e interculturalidade nos países de Língua Portuguesa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil. A formação do sujeito na era digital (UNESP, Araraquara, Brasil); Grupo de estudos em cinema e educação, Universidade Federal de Goiás, Jataí, Brasil).
Últimas Publicações
Artigo em Revista Científica
Silva, Marcos (2024), "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (ANTI)RACISTAS - (ANTI)OPRESSIVAS E (RE)EXISTÊNCIAS", CESCONTEXTO, 35, 75-86
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Silva, Marcos (2024), "Estudios sobre relaciones étnico-raciales en el currículo de Antropología de una universidad peruana: enfoques, inclusiones y ausencias", CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais, 38, 339-372
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Silva, Marcos; Muniz, Bruno (2024), "Racismo Institucional e o Campo Jurídico Limites, Expectativas e Potencialidades da Produção de Conhecimento sobre Raça em Universidades Brasileiras", Revista Direito e Práxis
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