Seminário

A exposição “Memória do Projeto Kalunga” do Museu AfroDigital – Galeria Rio de Janeiro

Mauricio Barros de Castro (PPCIS-UERJ)

5 de julho de 2013, 14h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O ano era 1980. Um grupo de 65 pessoas – entre artistas, produtores e técnicos – liderado pelo cantor e compositor brasileiro Chico Buarque e pelo produtor Fernando Faro, partiu do Rio de Janeiro e viajou para Angola, país que estava em Guerra Civil, para realizar shows em três cidades; Luanda, Benguela e Lobito, a convite do então presidente angolano, o poeta Agostinho Neto. Esta missão ficou conhecida como Projeto Kalunga, um evento que demonstra um diálogo pós-colonial existente entre Brasil e Angola.

Diante dos nomes que participaram da missão, como Dorival Caymmi, Martinho da Vila, Djavan, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Edu Lobo, Francis e Olivia Hime, João do Vale, João Nogueira, entre muitos outros – não é exagero afirmar que Fernando Faro e Chico Buarque conseguiram levar para Angola um grupo que raramente se reuniu no Brasil. A última apresentação – de volta a Luanda, após terem passado por Benguela e Lobito – aconteceu na Plaza de Toros. Na ocasião, os compositores angolanos Felipe Mukenga, Rui Mingas e Valdemar Bastos participaram do show e cantaram com os músicos brasileiros.

O seminário apresenta as reflexões que envolvem a exposição Memória do Projeto Kalunga, organizada em ambiente virtual no Museu AfroDigital - Galeria Rio de Janeiro (http://museuafrodigitalrio.org). A exposição sobre a viagem dos músicos brasileiros para Angola busca reconstituir esse importante evento cultural e político, o qual foi esquecido e silenciado no Brasil, a partir de reportagens, vídeos, entrevistas, músicas e fotografias.


Nota biográfica
Mauricio Barros de Castro - Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP-2007). É autor dos livros “Zicartola: política e samba na casa de Cartola e Dona Zica” (Relume Dumará/Rio Arte-2004) e “Mestre João Grande: na roda do mundo” (Garamond/Biblioteca Nacional- 2010). Desenvolve o projeto de pós-doutorado “Memória do Projeto Kalunga: musica popular e construção de identidades entre Rio de Janeiro e Luanda (1975-1980)”, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS-UERJ). É pesquisador associado do Grupo Arte, Cultura e Poder (UERJ/CNPQ).



Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq)