Elections, Democracy and Human Rights Training, research and support

Curso de Formação a Distância

Democracia, Direitos Humanos e Participação de Crianças e Jovens - Formação para professores e educadores (2.ª edição)

20, 21 e 22 de maio - Módulo I; 27, 28 e 29 de maio - Módulo II; 17, 18 e 25 de junho - Módulo III. 5.ª e 6.ªf - 18h-20h30, sábado - 10h-12h30 || 2021

Evento em formato digital via Zoom

Notas biográficas

Coordenação: 

Carla Luís é coordenadora do VOTEdhr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos. Investigadora do CES – Centro de Estudos Sociais, em pós-doutoramento. Mestre em Direitos Humanos e Democratização (EIUC) e licenciada em Direito pela FDUNL. Tem trabalhado na área das Eleições e Democracia, com instituições internacionais e nacionais. Doutorada pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre a ONU e impacto dos sistemas eleitorais. Foi investigadora no The Electoral Integrity Project (Univs. Sydney/Harvard) e trabalhou com o PNUD como assessora jurídica eleitoral, entre outros. Membro da Comissão Nacional de Eleições desde 2009. Co-autora de diversas leis eleitorais anotadas, entre outras. Leciona na área da Observação Eleitoral, Justiça Eleitoral, entre outras. Formadora certificada BRIDGE.

 

Equipa de formação

Diana Silva | 
Licenciada em Enfermagem, colaborou em missões de cooperação para o desenvolvimento em Timor Leste e São Tomé e Príncipe, abrangendo a monitorização das políticas de saúde nos serviços comunitários e formação de pessoal de saúde. Em Portugal trabalhou num centro de redução de riscos dirigido a pessoas que usam drogas e coordenou projetos na área da saúde comunitária, incluindo a promoção de acesso aos serviços de saúde pela população migrante. É facilitadora de Educação em Direitos Humanos e Cidadania. Colaborou no Programa de Educação em Direitos Humanos SOMOS da Câmara Municipal de Lisboa e no projecto EAThink - Eat Local, Think Global, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. Em 2017 fundou o projeto educativo Pirilamp@s Yoga & Meditação, dirigido a crianças e jovens, com o objetivo de desenvolver recursos sócio-emocionais em corpos saudáveis através de yoga, meditação e inteligência emocional.

João Palma | Praticante de meditação desde 2004, ensina Mindfulness desde 2008. É Instrutor Certificado e Mentor de MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction pela UCSD Center for Mindfulness, e Instrutor Certificado de Breathworks – Mindfulness for Health, pela Breathworks CIC. Diretor do estúdio Budadharma – Mindfulness & Yoga, onde facilita os seus programas baseados em mindfulness. Tem também levado os seus cursos e workshops a organizações, empresas, universidades e hospitais. Desde 2014 facilita retiros pelo país. É seu desejo que os seus cursos, workshops e retiros sejam úteis a quem neles participar, promovendo a compreensão de quem somos e do nosso lugar no mundo, e em benefício de todos os seres, em toda parte.

Paula Teixeira | Licenciada em Serviço Social, Pós-Graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria, sendo atualmente mestranda em Serviço Social no ISCTE. Trabalha há 15 anos na Intervenção Precoce na Infância, tendo iniciado o seu percurso na área da inclusão de crianças com deficiência e atraso de desenvolvimento no Instituto das Comunidades Educativas na Equipa de Intervenção Precoce de Santiago do Cacém em 2006. Desde 2008 está na CERCIMA - Cooperativa de Educação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete, na Equipa de Intervenção Precoce na Infância de Montijo e Alcochete com funções de coordenação e de assistente social. Desempenha funções de Auditora Interna no âmbito dos modelos de avaliação da qualidade das Respostas Sociais da Segurança Social. Trabalhou como Assistente Social em Escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) no Agrupamento de Escolas de Carnaxide e na ONG CIC-Portugal na área da Reinserção Social. Representante na modalidade Alargada da CPCJ do Montijo desde 2015. Tem promovido e realizado ações sobre desenvolvimento infantil, sinais de alarme e inclusão da criança com deficiência para Docentes e Auxiliares de ação educativa.