Seminário Internacional 12 e 13 de Julho de 2010, Sala de Seminários do CES, 2º Piso, Coimbra «SABEReseARTES» como Investigação é uma iniciativa acolhida pelo NECTS (Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade) que visa organizar uma série de eventos em torno das actividades/manifestações estético-expressivas (por ora, de ênfase cénica/performativa/visual) entre outros saberes. A iniciativa enquadra-se na diversidade dos debates instigados pelo CES sobre as questões da cidadania cognitiva e das concepções transversais/interfaciais de produção e legitimação de conhecimento. Tem por objectivo principal aprofundar e diversificar tais discussões, fundamentando-as numa experiência incorporada e implicada, de modo a tornar menos tensa a adequação da formulação dos resultados de certas investigações das Ciências Sociais e Humanas e a sua expressão/comunicação, nomeadamente, promover a horizontalidade possível entre a experiência, a transformação social e sua análise. Pretende-se ainda fomentar as condições de base para criação de círculos de intermediação, articulação e colaboração entre domínios de Conhecimentos, de Culturas e das suas plurais modalidades de Comunicação mobilizando as várias Ciências, Saberes (tradicionais/modernos e tecnológicos/artesanais), Artes e Sociedades enquanto projecto educacional, de cidadania criativa e de transformação e justeza-beleza social. Seminário Internacional «SABEReseARTES» como Investigação Cidadania Cognitiva: Artes e Saberes enquanto Investigação nas Sociedades de Conhecimento Contemporâneas. Com intervenções de 10 a 15 minutos, propôs-se que os convidados reflectissem sobre os seus caminhos e processos de trabalho (investigação-criação), partindo das seguintes perguntas: A criação artística pode ser considerada e legitimada como investigação (nos moldes científicos-académicos)? Como podem as áreas artísticas trazer contributos para as demais áreas-disciplinas? Podem os artistas e praticantes de saberes específicos participar em equipas de investigação cujo objecto de estudo não remete para os campos das artes ou desses mesmos saberes? Quais as agendas sobre a cidadania, desenvolvimento sustentável e sua relação com as artes-saberes? Estas foram algumas das perguntas iniciais para estreitar a relação das artes, saberes e produção/legitimação do conhecimento em geral. Segunda-feira, 12-07-2010 09h30m Abertura 10h00m/13h00m Sessão III (com pausa de cortesia) Em Outubro e Novembro dá-se continuidade à iniciativa com a acção de Formação Avançada “A construção do olhar documental” por Pedro Sena Nunes. |